O histórico bairro de Jaraguá guarda riqueza arquitetônica admirável
Foto: Renner Boldrino

Se a ansiedade pela chegada da 9ª Bienal está grande e você não sabe o que fazer até lá, preparamos um roteiro com cinco dicas de locais para visitar no histórico bairro de Jaraguá. Passeios simples, baratos e que já dão um gostinho do que nos espera a partir de 1º de novembro.

Praça Dezoito de Copacabana: Estátua da Liberdade e Museu da Imagem e do Som.
Foto: Renner Boldrino

Museu da Imagem e do Som – Criado em 1981, o Misa é um dos principais museus da cidade, além de ocupar um dos vários casarões da Rua Sá e Albuquerque. Com um acervo que nos conta a evolução dos meios de comunicação, podemos ainda conhecer coleções incríveis de personalidades alagoanas, como o acervo do radialista Edécio Lopes e do jornalista Freitas Neto. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
Estátua da Liberdade – Situada na Praça Dezoito de Copacabana, o monumento é cercado por histórias e mitos. Para alguns, é uma das três peças criadas pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, o mesmo que criou a famosa peça situada em Nova Iorque; para outros, ela foi feita sob encomenda a uma fundição francesa. Polêmicas à parte, a Estátua da Liberdade é parada certa para quem passa por Jaraguá e integra o conjunto de peças que são referências quando falamos no bairro, juntamente com o leão, o javali e o lobo, da Praça Dois Leões.

Associação Comercial de Maceió
Foto: Renner Boldrino

Associação Comercial de Maceió - situada em um imponente prédio da Rua Sá e Albuquerque, a instituição oferece serviços aos seus 2.500 associados. Seu charme também está na famosa escadaria e em seu valor histórico. Com características neoclássicas, o prédio integra um conjunto arquitetônico formado por várias outras edificações históricas do bairro.

Igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo
Foto: Renner Boldrino

Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo – Ao visitar um bairro histórico, é quase impossível não se deparar com um igreja tímida, mas repleta de charme. Em Jaraguá, esse papel é desempenhado pela Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, na Praça Dois Leões. Também marcada por traços neoclássicos, visitá-la é sentir um pouco do que foi uma Maceió antiga, além de respirar a história do bairro, que teve seu desenvolvimento acompanhado por essa obra arquitetônica tão simples, mas encantadora.
Lanchonete Caldilar – Para repor as energias após esse passeio por Jaraguá, nada melhor do que fazer um lanche na tradicional “lanchonete do seu Moacir”, na Rua Barão de Jaraguá. Caixa registradora, ventilador no teto, comida servida no balcão e plaqueta que não esconde o preço de ninguém. Além dessa volta ao passado, a comida é ótima. Ah! Pagamento em dinheiro, como nos velhos e bons tempos.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 8h às 12h.

Bem legal, não é? Então não deixe de conhecer esses e outros locais nesse que é um dos bairros mais charmosos de Maceió.