Programa “Bienal no ar” será marco inicial de sistema unificado de comunicação pública estatal

Por Marcio Cavalcante – jornalista

Parceria Ufal/IZP, educação e comunicação públicas de qualidade - Foto: Cortesia/IZP

Na tarde dessa quinta-feira (26), a coordenadora-geral da 9ª Bienal do Livro de Alagoas, Elvira Barretto, se reuniu com o presidente do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Felipe Valões, para firmar parceria que vai garantir a cobertura jornalística oficial do evento. A parceria servirá de cenário para o lançamento da Rede Educativa, fusão da TV Educativa (TVE) e da rádio Educativa FM, com a produção do programa “Bienal no ar”, gerando informação e fomento da cultura e da arte de Alagoas ao exibir os feitos do maior evento literário e cultural do Estado.

A parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), enquanto realizadora do evento, e o IZP se alinha ao tema da 9ª Bienal: “Livro aberto: leitura, liberdade e autonomia”, garantindo que a difusão das notícias seja protagonizada por uma rede de comunicação pública estatal, cuja essência é a responsabilidade social no registro da história e na formação e informação do povo alagoano, valorizando suas expressões literárias, de produção do conhecimento, da arte e da cultura local com vistas às produções nacionais e internacionais nas mesmas áreas.

Foto: Cortesia/IZP

A 9ª edição da Bienal, que ecoa os princípios da Ufal na defesa da educação pública de qualidade, será ainda palco para a Rede Educativa lançar sua identidade visual alinhada ao seu lema: “Alagoas para todo mundo ver”, deixando clara sua responsabilidade de difundir conteúdo de qualidade, informando ouvintes e telespectadores alagoanos, defendendo o princípio da liberdade e do direito à informação. Também estiveram presentes à reunião equipe técnica e diretiva do IZP.