Mesmo fechado para visitas, museu se fará presente no evento com o projeto Pina Ilustra










Por: Lucas Amorim e Lucas Carvalho, estagiários de jornalismo da Pinacoteca da Ufal


Antes de aprender a ler, aprendemos a interpretar as figuras de um livro. As imagens também contam histórias e podem, muitas vezes, substituir o próprio texto, como em muitos gibis. Pensando nisso, a Pinacoteca Universitária, museu de artes visuais da Ufal, que está atualmente fechada para visitação devido a reformas no Espaço Cultural, se fará presente na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com o projeto “Pina Ilustra”, unindo ilustração e literatura com exposição, oficinas e palestras.

O destaque será a releitura de um espaço que já existe em eventos geek e outras edições de Bienais pelo país. O "Beco dos Artistas" ou “Artist's Alley” é uma modalidade de feira de desenhos já muito famosa para quem é da área, na qual os artistas se aproximam do público e podem expor seus trabalhos. Pela primeira vez na Bienal do Livro de Alagoas, o espaço ficará no salão nobre da Associação Comercial de Maceió e contará com um mesão no qual os artistas irão desenhar e expor suas obras.

O conceito proposto pelo museu da Ufal busca apresentar os artistas como obras vivas, colocando-os como atração principal da exposição. “Artes visuais é a área da Pinacoteca. Estamos num evento sobre literatura, levando ao público obras de artistas que trabalham diretamente com literatura, para fomento das artes visuais alagoanas. O formato do Alley nos dá a possibilidade de integrar esses artistas ao universo do museu e colocá-los em contato direto com o público”, explica Iris Danielle Tenório, coordenadora da Pinacoteca.

Para a curadoria, a instituição convidou o Studio Pau Brasil, coletivo de ilustradores alagoanos que têm experiência no contato com ilustradores e quadrinistas de Alagoas e em eventos geek. “Está sendo um processo desafiador, pois é necessário contrapor os pontos da cultura pop com as diretrizes de um museu de artes visuais. É diferente das feiras dos outros eventos que já participamos, onde as normas para os artistas são mais flexíveis. Mas como é a primeira vez que esse tipo de parceria é estabelecida, tem muitos processos novos que precisam ser pensados, sempre visando o melhor resultado para todos”, comenta Mariana Petrovana, graduada em Design pela Ufal, fundadora do grupo e ex-estagiária Pinacoteca Universitária.

O coletivo selecionou 27 artistas, que participarão dos 9 dias do evento, aberto ao público das 10h às 22h. Os ilustradores e quadrinistas se revezarão de forma que 10 deles ocupem a mesa ao mesmo tempo. Além de conhecer os artistas do cenário alagoano, os visitantes terão a oportunidade de adquirir seus trabalhos e interagir com eles. As ilustrações abordarão temáticas diversas, em especial o Fanart, tipo de desenho inspirado em personagens famosos, produzido por fãs, característico em eventos geek.

O Pina Ilustra acontece de 2 a 10 de novembro, das 10h às 22h, na Associação Comercial de Maceió, com entrada gratuita. A 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas terá abertura no dia 1º de novembro, seguindo até o dia 10, com eventos em vários pontos do bairro do Jaraguá.


Serviço
O quê: Pina Ilustra

Quando: de 2 a 10 de novembro, das 10h às 22h
Onde: Associação Comercial de Maceió

Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 467 - Jaraguá, Maceió - AL