Patrocinador do evento terá estrutura ao lado da Associação Comercial; atrações têm início a partir do dia 2




 Por Estêvão dos Anjos, jornalista
 Ilustração: Bruno Presado, jornalista


O Sebrae Alagoas divulgou sua programação para a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Com atividades que englobam ações de criatividade e inovação, educação e empreendedorismo, o patrocinador do maior evento literário de Alagoas segue cumprindo com um de seus objetivos, promovendo o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentando o empreendedorismo; na Bienal, não será diferente.

Com uma estrutura montada ao lado da Associação Comercial, na Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá, Sebrae traz uma série de atividades, focando em temáticas e discussões pertinentes ao seu universo e do seu público.

A programação tem início a partir do dia 2 de novembro e ocorre em sua maioria no Espaço Sebrae; outras atividades serão realizadas na sede da instituição, no Centro. Para ter acesso à programação e se inscrever nos seminários, clique aqui.


Segmentos

Com o tema geral “Inspire-se”, a cada dia serão trabalhados segmentos relacionados à atuação do Sebrae. Como no dia 2, data em que tem início a programação, a atração é o “Sebraelab”, espaço para trocas de experiências entre empreendedores e empresários com o intuito de fortalecer o setor e propor saídas criativas e potencializar as chances de sucesso de seus clientes. Dentre as atividades, oficina sobre criatividade e um painel sobre a importância da leitura no desenvolvimento de ações criativas.

No dia 3, o segmento é “Café na Rua”, ação que, juntamente com empresárias e empresários do ramo, discutirá aspectos relacionados a uma das bebidas mais comuns nos ambientes corporativos. Para isso, painéis com a presença de baristas, mestres de torra, empresários, nutricionista e médico ocorrerão a partir das 14h, debatendo temas pertinentes ao assunto. Além de painéis, também está prevista uma degustação de cafés especiais.

O Seminário de Negócio de Impacto Social para a Educação ocupará toda a programação do dia 4, com início às 13h e seu término às 22h.

Comemorando o Dia do Designer Gráfico, o Sebrae preparou uma programação superespecial, que ocorre nos dias 5 e 6. Nessas datas, as atrações têm início pela manhã, se estendendo até o final do dia. No primeiro deles, uma série de palestras debaterá temas como Moda Sustentável, Design e Economia Circular, Intervenção do Design na produção artesanal; pockets desfiles e painéis também compõem a programação.

Já o segundo dia dedicado à área do design, 6 de novembro, será de oficinas, que serão divididas em “Faça você mesmo”, com atividades práticas e ocorrendo em Jaraguá, e “Oficinas técnicas”, estas realizadas na sede do Sebrae, no Centro.

Paralelo a isso, ocorrerão exposições de produtos dos quais design é a base de criação, como a coleção da Indicação Geográfica do Filé, de móveis de clientes do Sebrae, de Produtos artesanais dos alunos do Ifal e da Coleção Produtos do Sururu, de Fernanda Ferro e Endy Mesquita. As ações contam com a colaboração de diversos parceiros: Ufal – ETA (Escola Técnica de Artes), Ifal (Instituto Federal de Alagoas) e dos cursos de Artesanato e Design e Unit (Universidade Tiradentes).

O sexto dia terá como segmento “Escola de negócios”, sendo realizado o Fórum de Conhecimento. Uma série de encontros ocorrem no Espaço Sebrae, discutindo temas como gestão estratégica, liderança, dentre diversos outros temas. A programação do dia começa às 13h30.

O dia 8 de novembro traz o segmento “Jovens Empreendedores", e dentro dele o evento “Me formei, e agora?”, que tem como objetivo fomentar a mentalidade empreendedora nos participantes e levantar a bandeira do empreendedorismo como um caminho a ser seguido, fomentando a criação de novos negócios. Na programação, palestra, premiações, painéis e gamificação, tendo com público-alvo potenciais empreendedores universitários. As inscrições para as 50 vagas já estão abertas.

No penúltimo dia de Bienal, o Espaço Sebrae discute a “Educação para o Futuro”, através do IV Encontro Estadual de Educação Empreendedora, que vem com a proposta de apresentar a professoras e professores de Alagoas os princípios da educação 4.0, quais são as premissas para a educação que estão se consolidando para o futuro, com debates sobre o universo educacional e trabalhando temas como educação inclusiva, práticas pedagógicas inovadoras, as mudanças na era da educação, entre outros. O evento tem o limite de 100 vagas.

No dia 10, último dia de Bienal, com o segmento Sertão, o grande mote é o lançamento de um livro sobre o Sertão, além de diversas atividades que focam em conhecimento e incentivam o empreendedorismo na região. A programação também traz exposições e uma atração cultural, a peça “Vida Tirana 3”, com direção de Daniart e que conta a história de uma família que vive amedrontada pelo vizinho de suas terras, pelo fato de não querer vender seu terreno para que ele se torne o único dono de toda região.

Para saber mais sobre a programação do Sebrae, acesse a aba “programação”.