O Voto Feminino foi peça encenada e discutiu sufragismo no Brasil

Texto e fotos: Patrícia Mendonça



Entre as atividades do 1º Seminário Diálogos em Cena: Arte, Gênero e Resistência, aconteceu na tarde deste sábado (9), no Museu da Imagem e do Som, a leitura dramatizada da peça O Voto Feminino encenado por sete alunas dos cursos de graduação em Teatro e técnico em Artes Dramáticas, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A obra em questão é considerada a primeira peça sufragista feminista na história do Brasil.

“A peça aborda a questão de às mulheres poderem votar e estarem inseridas na política. A gente achou o tema muito atual, pois é importante relembrar os acontecimentos e vitórias políticas neste período tão conturbado e ameaçador”, explicou Tayná Barbosa, graduanda de Teatro.

Apesar de o texto abordar como temática central a participação política da mulher, na leitura da obra foi possível observar outras problemáticas como a submissão da mulher no ambiente familiar, a exploração da mulher negra no trabalho, entre outras questões que, de acordo com a visão feminista, precisam ser evidenciadas na sociedade.

“Sempre é contemporâneo o tema do feminino e trazer a mulher à cena, sobretudo quando a gente percebe a invisibilidade na arte, na literatura e, inclusive, na ciência. O homem sempre ocupou esses lugares de destaque”, criticou a Ana Flávia, professora.



Diálogos em Cena

O seminário é o primeiro organizado por grupos de pesquisas de arte da Ufal, e tem como objetivo discutir questões a respeito da arte, gênero e resistência, além de dar visibilidade aos trabalhos artístico-acadêmicos dos pesquisadores das artes em Alagoas.

Na oportunidade aconteceram oficinas, mostra de vídeos, palestras, leitura dramatizada, lançamento de livro, encenação e muito mais. O seminário aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, sendo parte das atividades da 9ª Bienal que tem como tema Livro Aberto: Literatura, Liberdade e Autonomia.

Uma das atividades em destaque no seminário foi o lançamento do livro Mulheres em Cena, da Coleção Artes da Cena da Editora da Ufal, que tem apresentação dos professores Joana Wildhagen (Ufal) e Ednaldo Gomes (Unifesspa), com a presença dos autores Ana Clara Oliveira (Ufal), Ana Flávia Ferraz (Ufal), Carla Antonello (Ufal), Danielly de Jesus (Unifesspa), Dirlenvalder Loyolla (Unifesspa), Lara Couto (Ufal) e Otávio Cabral (Ufal).