Histórias com pop-up, canetas e quebra-cabeça são algumas das opções

Texto e fotos Thâmara Gonzaga


Cores, imagens, texturas e formas diferentes, além de uma história bem divertida. Os livros para crianças são cheios de atrativos para estimular no público infantil o interesse pela leitura.

Mary Kauane, de 5 anos, fez suas escolhas por reconhecer os personagens de seus desenhos preferidos. “Vem com canetinha e tinta. Vou brincar muito quando chegar em casa”, disse entusiasmada. O pai dela, Adalton dos Santos Silva, conta que a filha “ainda não sabe ler, mas que adora livros. E isso já é um ótimo começo”. Pela primeira vez na Bienal, ele afirma que “gostou muito da diversidade de eventos”.

Além de exemplares com personagens das animações infantis, a 9ª Bienal de Alagoas trouxe uma variedade de opções para os pequenos leitores: livros interativos, que podem ser lidos na hora do banho, com fantoches e brilho. É possível também encontrar clássicos da literatura, a exemplo de O Pequeno Príncipe, em formato de quebra-cabeça.

Os que mais despertam a atenção das crianças são os que contam a história com o auxílio do pop-up, um recurso em que, ao folhear o livro, as imagens “saltam” das páginas formando cenários em terceira dimensão, tornando a história ainda mais atraente.

Gostou das dicas? A Feira de Livros da Bienal de Alagoas está montada no Espaço Armazém e funciona das 10h às 22h, até o próximo domingo (10). Vem que ainda dá tempo de garantir ótimas opções de presente para uma criança.