São quatro oficinas abertas ao público a partir de 12 anos com vagas limitadas

Texto e fotos: Pedro Ivon


Desde a última terça-feira (5), o Espaço Sebrae, localizado ao lado da Associação Comercial, está com uma programação voltada para o design, em comemoração ao Dia Nacional do Design. Nesta quarta-feira (6), as atividades seguem o turno da noite com as oficinas ‘Faça você mesmo’.

“São oficinas feitas por parceiros e clientes. Para poucas pessoas, porque requerem muita atenção e é para aprender ‘o fazer’ da coisa”, explicou Marina Gatto, membra do Sebrae Alagoas.
No total, são quatro oficinas Faça você mesmo!, iniciando às 10h30 com uma de Renda Singeleza. Às 13h acontece a oficina de Vitrinismo; às 17h, a oficina para fazer Cobogó; e a última, para fazer móveis de madeira, às 19h.

Apesar de serem abertas ao público, Marina adverte que não são recomendadas para menores de 12 anos e têm número limitado de vagas, de dez a 15 pessoas. Em algumas atividades é possível
levar para casa o material produzido, como lembrança.


Oficina de criação de vitrines 

Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (6), a oficina de Vitrinismo, ministrada pela professora de Design de Interiores da Unit, Débora Vital. A atividade fez parte da programação das oficinas Faça você mesmo!, que estão sendo realizadas até a noite de hoje. "Vitrinismo é justamente a técnica de elaborar as vitrines. É a concepção, execução e, posteriormente, uma conferência de como a vitrine se expõe para o público", explicou a docente.

A atividade foi dividida partes teórica e prática. Inicialmente, as participantes foram apresentadas à evolução e aos objetivos das vitrines, além dos membros necessários para compor uma equipe multidisciplinar, para criar a vitrine. Também foi falado sobre a montagem e a parte estética do objeto em questão. Após a teoria, o público foi dividido em equipes e chamado para montar um protótipo.


A atividade teve um número limitado de 15 vagas e contou com um público majoritariamente feminino.