Crianças puderam conhecer o bom velhinho, abraçá-lo e entregar suas cartinhas

Texto e fotos: Amanda Alves


O clima de Natal já chegou na Bienal do Livro de Alagoas. Na manhã desta quinta-feira (7), ocorreu o lançamento da campanha Papai Noel dos Correios, no Espaço Armazém. O objetivo é que crianças de até 10 anos, e grupos de escolas até o 5° ano, independente de idade, enviem suas cartinhas para serem adotadas por mamães e papais Noéis espalhados em cada cantinho da cidade, ou melhor, pelos moradores de Maceió, para que seus desejos sejam atendidos.

Camila Gusmão, jornalista e uma das coordenadoras da campanha na cidade, explica o surgimento da ação. ‘’A campanha existe há 30 anos, ela começou quando um carteiro recebeu a cartinha de uma criança destinada ao Papai Noel, no Polo Norte. Ele abriu a carta, se comoveu e viu que era um presente simples, então, comentou com os colegas e cada um deu alguma coisa. Aí eles compraram o presente e foram entregar vestidos de Papai Noel para essa criança’’, contou.

Através desta singela ação, a história se espalhou e motivou outras crianças a escreverem suas cartinhas. Gusmão relata que ano passado foram recebidas uma média de dez mil cartas, dentre estas, mais de sete mil atendidas. A expectativa para esse ano é receber ainda mais. “As crianças já podem mandar, a gente recebe as cartas até o dia 30 de novembro e vamos estar com ponto de adoção. O Papai Noel dos Correios, na verdade, é cada pessoa que faz parte da sociedade. Cada uma dessas pessoas pode ir lá, ler as cartas e adotar quantas quiser. A pessoa se responsabiliza, compra o presente que a criança pediu, pode deixar nos Correios e eles entregam na casa da criança sem custo nenhum”, destacou.

Para o Papai Noel que visitou a Bienal a iniciativa é importante. “Eu acho importante essa iniciativa dos Correios de trazer o Papai Noel próximo a essas crianças que não têm a oportunidade de ter esse carinho do bom velhinho. Eu acho a ação fantástica e não poderia deixar de estar aqui nesse evento”, pontua.

As crianças ficaram encantadas ao chegarem ao Espaço Armazém e ver papai noel bem de perto, e aproveitaram para abraça-lo. Alguns pequenos já vieram destinados a entregar suas respectivas cartinhas, outros escreveram na hora, sentados no estande da Edufal. Para muitos, a Bienal está promovendo a realização de sonhos, como para o estudante Arthur Pereira, que finalmente conheceu o personagem natalino pessoalmente. “Eu fiquei tão feliz, é minha primeira vez vendo o Papai Noel. Eu acho que meu pedido vai ser atendido”, disse com determinação.

Com o intuito de trazer para os pequenos a magia do Natal, o bom velhinho deixa um recado especial: “Acredite, você vai conseguir, você pode conseguir”, finalizou com a mensagem de esperança para todos.
Em Maceió, os pontos de adoção estão localizados no Maceió Shopping e centro. Mas, neste ano, alguns pontos também estão instalados em Arapiraca, Delmiro Gouveia, Penedo, Piranhas e Santana do Ipanema.

Para mais informações sobre a campanha, acesse aqui.