Por meio da música, instituto responsável trabalha valores humanos absolutos

Texto: Dayvson Oliviera
Fotos: Maristela Pozitano / Cortesia



Alunos de 6 a 11 anos, da Escola Municipal Silvestre Péricles, cantaram e encantaram na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Performance foi realizada na manhã desta quinta (7), na Praça Dois Leões. O grupo é atendido pelo projeto Casa de Música e Cultura da Paz. A ação é uma parceria entre a ONG Maceió Voluntário, Secretaria Municipal de Educação - Semed e Universidade Federal de Alagoas - Ufal.

Os pequenos fazem parte da Oficina de Canto Coral, que acontece na escola. Foi lá que eles ensaiaram repetidas vezes, tudo para garantir que a primeira apresentação pública fosse impecável. E os esforços do professor bolsista, Max Claudino, deram mais que certo. Bastaram três músicas para que toda a platéia fosse tocada. Nem o nervosismo da estreia conseguiu atrapalhar a garotada.

Desde 2013, através da música, a entidade trabalha 5 valores humanos absolutos: o amor, a paz, a não-violência, ação correta e a verdade. Para a presidente da organização, a experiência é transformadora: "os alunos que passam pelas aulas de música ficam mais disciplinados, desinibidos e aprendem a agregar valor ao grupo que estão inseridos", disse Maristela Pozitano.



Além do coro, outras instituições recebem oficinas de violão, teclado e violino. Já na sede, voluntários dão aula de sanfona. O coordenador de música, André Carnaúba, afirmou que se trata de um curso é de iniciação musical. Buscando aperfeiçoamento, alguns participantes ingressaram na universidade: "esse é o melhor pagamento que a gente poderia ter, tocar e transformar vidas", falou.

Esse é apenas um dentre os vários projetos do Maceió Voluntário, que já atua há quase 20 anos. Logo em seguida ao coral, houve apresentações do Projeto Construtor da Paz. Para acompanhar as ações do Ponto de Cultura, ajudar como voluntário ou buscar mais informações, os interessados podem  entrar em contato pelo 82 99973 9282 ou acessar o perfil no Facebook.