Ambas as caravanas são do Sertão Delmirense

Dayvson Oliveira (texto e fotos)



A música voltou a tomar conta da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo na tarde dessa sexta-feira (8). Com muita animação, o Coro Pedagógico Encantus da Escola Estadual Watson Clementino, fez uma apresentação de encher os olhos. Na vez do Coro do Sertão, do Campus Sertão da Ufal, não foi diferente. Mesmo com repertórios separados, equipes trabalharam juntas e fizeram bonito.

O repertório do Encantus trouxe músicas de artistas como Caetano Veloso, Titãs, Pitty e Konai. Todo mundo queria gravar um pedaço da performance de ‘É Preciso Saber Viver’ e ‘Na Sua Estante’. Já no coro universitário, o reforço da plateia foi garantido em ‘Asa Branca’, do Toquinho. Um show à parte foi o encerramento, quando os dois grupos cantaram juntos a música ‘Ouvi Dizer’, do trio Melim.

Andrea Couto diz que o coro da escola estadual existe há aproximadamente oito meses. Para a Bienal, a caravana foi de 36 alunos, grande parte de zonas rurais e periféricas. A professora compartilhou dos resultados conseguidos e da empolgação da turma com o evento: "nós temos registros deles mesmos, alunos e professores, de mudança de comportamento, postura e de vivência. Ontem a noite teve gente que nem dormiu”, falou.

A adolescente Tainara Souza, uma das coralistas do Encantus desde a fundação, não escondeu a alegria: “me deu muito nervosismo se apresentar aqui hoje, mas foi muito bom", falou sorridente. Wires Xavier é do Coro do Sertão há dois anos: “A apresentação de hoje foi abrilhantadíssima, super vantajosa pra nós coralistas e para o público. Só tenho a agradecer a comunidade da Bienal, que nos acolheu com uma calorosa recepção", reconheceu.



Quem fica na responsabilidade de reger esses dois corais é Marcel Garrido. Para ele, a felicidade dos grupos em fazer parte da programação foi fundamental: “Nós sempre ficamos muito naquela região sertaneja, mais localmente. Ser convidado pra um evento grande como a Bienal nos deixou muito animados”, contou. Foram 15 dias de ensaios e esforços conjuntos, que ajudaram a formar amizades especiais.

O Coral do Sertão participa do 2º Festival de Corais do Sertão Alagoano, das 14h às 22h, no dia 2 de dezembro. Mais informações sobre está e outras apresentações públicas podem ser acessadas no site ou no Instagram @corodosertao. O Encantus também está nas redes com o perfil @coro_pegagogicoencantus.