Mais de 6 mil foram contemplados
Dayvson Oliveira (Texto e fotos)
Alunos das escolas municipais já começaram a utilizar os vales de R$ 15 concedidos pela Secretaria Municipal de Educação - Semed. Foram distribuídas 6.800 unidades, para instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. O benefício é válido de 4 à 8 de novembro, na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Novidade para este ano é a proposta sustentável.
A validação é feita, pelos expositores, através de um aplicativo. Os estudantes apenas precisam apresentar os cartões, que foram entregues aos representantes das escolas ainda na semana passada. Cada vale vem com sementes de verduras e os papéis serão recolhidos e entregues à cooperativas, para reciclagem. Uma equipe da Semed fica na feira, dando suporte pra quem precisar de ajuda.


Rayane Vitória, tem apenas 10 anos e é da Escola Municipal Professor Petronio Viana, que fica no Benedito Bentes. "Recebi e acabei de gastar. Pra quem não tem dinheiro, né? Vir aqui só pra passear não adianta", falou. Apesar do valor simbólico, ela ainda dividiu o benefício com o irmão mais novo, comprou alguns livros de português e matemática e vai ajudar o garotinho a se sair melhor nos estudos.
Jhenyfer Monteiro, de 13 anos, veio na caravana da Escola Municipal Benedita da Silva e comprou 3 livros com o vale. A psicopedagoga Denise Ferreira, que acompanhava o grupo, falou sobre a felicidade da escolha "Eles se sentem na total liberdade de escolher os livros da melhor maneira e o tempo voa, porque eles ficam numa felicidade só", disse.
Ainda de acordo com Denise, o crédito poderia ser de um valor maior, já que os alunos se frustam quando não podem levar o livro que escolheram. Para a coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Semed, Virgínia Ferreira, os estudantes estão conseguindo fazer bom uso da cortesia. "Já fui acompanhar, é uma alegria. O preço está realmente acessível. Até 5 livros eles têm conseguido comprar", pontuou.