Evento começou neste sábado e continua amanhã (3); interessados ainda podem se inscrever

Ascom Bienal


Profissionais renomados e estudantes da área de comunicação estão promovendo um debate atual sobre Mídia e Direitos Humanos: relações contemporâneas durante a segunda edição do Intercomunica. O evento, originário de um projeto de extensão da Ufal, integra a programação da 9ª Bienal do Livro. As atividades começaram neste sábado (2), prosseguem até 18h, e continuam no domingo, das 10h às 18h, no Rex Bar, em Jaraguá.
A abertura foi marcada por uma emocionante homenagem à Ariane Félix, estudante de Jornalismo da Ufal e idealizadora do evento, falecida em agosto deste ano. Amigos relembraram o espírito de liderança, a persistência, a competência e a paixão pela comunicação como grandes marcas de Ariane.
“Ela pensou em tudo: nos temas das mesas, nos palestrantes. Foi dela a ideia de inscrever o evento na Bienal. Graças a ela, estamos aqui. Infelizmente, o sofrimento psíquico a tirou de nós”, afirmaram os amigos.
E a saúde mental dos estudantes foi o tema da mesa de abertura. A coordenadora do curso de Relações Públicas da Ufal, Manu Callou, o jornalista e psicólogo, Carlos Gonçalves; a psicóloga, Elaine Gomes; e o coordenador de Jornalismo e Publicidade da Unit Alagoas, Roberto Amorim, apresentaram considerações sobre o assunto. Segundo a professora Callou, “foi uma proposta importante debater o papel da universidade na questão da saúde mental. Devemos observar e acompanhar o equilíbrio emocional, como lidar com as situações, cobranças e frustrações do dia a dia”, considerou.
Para o professor Roberto Amorim, é preciso refletir sobre “essas angústias dos tempos atuais”. E disse: “Esse mal-estar trazido pelos tempos de ansiedade, a exigência de ser um profissional ‘multi’... É bom discutir essas questões, trazer à tona. Nem sempre é possível o ser humano dar conta de toda essa pressão e essa angústia termina em fins trágicos como depressão ou até o extremo, que é o suicídio”. O professor completou: “É preciso questionar qual o papel do comunicador e que exigência de mercado é essa tão grande que você precisa ser quase um super-herói para exercer a sua profissão”.

Intercomunica  2019
Ficou interessado em participar? Ainda tem muita programação neste sábado e no domingo. Ruth Vasconcelos, Elaine Pimentel, Mércia Pimentel, Lídia Ramires (professoras da Ufal), Pedro Montenegro, Carla Serqueira, Oscar de Melo, Odilon Rios e Thiago Correia são alguns dos nomes confirmados para o evento. Para conferir os demais, acesse aqui.
As inscrições podem ser feitas no local por meio da doação de um quilo de alimento não perecível. Os gêneros alimentícios arrecadados serão doados para a Casa de Ranquines.
Bienal 2019
Com o tema Livro aberto: leitura, liberdade e autonomia, a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas ocorre até o dia 10 de novembro, nas tradicionais ruas e prédios históricos do bairro de Jaraguá, com uma vasta programação literária, cultural e acadêmica.
O evento é uma realização da Ufal, por meio de seu editora, Prefeitura de Maceió e Governo de Alagoas. Com o patrocínio dos parceiros Sesc, Sebrae, Doity Plataforma de Eventos, Sesi e Senai.