Atividade realizada durante a Bienal Alagoas reuniu amantes e pesquisadores do esporte



Texto e fotos: Joyce Lys


A mesa-redonda Múltiplos olhares sobre o futebol, realizada no Pavilhão das Oficinas, na noite de terça-feira (5), trouxe para a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas um debate com estudantes e pesquisadores sobre o desafio de apresentar análises e diálogos relacionados ao mesmo objeto de estudo e paixão: o futebol.

A pesquisadora Janayna Ávila compartilhou o estudo realizado no projeto de iniciação científica, ciclo 2015/2016, que trata a rivalidade entre os times alagoanos, CSA e CRB, a partir das ocupações e manifestações das torcidas na cidade. Já o pesquisador doutorando Anderson Santos, abordou sua tese de mestrado, transformada no livro Os direitos de transmissão do campeonato brasileirão de futebol. O debate focou em como funciona o mercado de transmissão do futebol nas coberturas esportivas.

Também convidado da mesa, o estudante de jornalismo, Mateus Magalhães, apresentou sua história enquanto cronista de esporte, apaixonado por futebol criando suas crônicas poéticas e de ficção, que o levaram à publicação do livro Quem tabelar com Toni ganha um fusca. Por fim, a coordenadora da mesa, professora Lídia Ramires, mostrou um recorde de sua pesquisa sobre as jornalistas mulheres que trabalham com esporte.