Com esforço e paciência, participantes foram introduzidas à técnica

Texto: Dayvson Oliveira 
Fotos: Kelvin Gomes



O Instituto Federal de Alagoas - Ifal, promoveu nesta quarta (6), às 10h, a Oficina de Renda Singeleza, com a artesã Valerá Telles. A atividade foi realizada no Espaço Sebrae. Se não deu pra aproveitar essa oportunidade, há uma outra chance, ainda nesta edição da Bienal. A segunda oficina será realizada no dia 8 de novembro, às 17h30, dessa vez na sala 6 do Pavilhão das Oficinas.

Passada de geração a geração, a renda Singeleza, como o próprio nome sugere, é pequena é delicada. Mas gigante em importância. A artesã foi aprendiz de Benedita, discípula de Dona Marinita, a responsável por guardar esse saber e levá-lo adiante. E tem funcionado, suas alunas estão cumprido o papel de dividir o conhecimento: "passar pra elas, pra que elas dêem continuidade. Pra que as renda não seja extinta", disse Valéria.



A professora Juliana Aguiar, informou que o Ifal tem um curso técnico integrado de artesanato. Os alunos já são artesãos e os educadores estimulam a singularidade e inovação. "O que a gente incentiva dentro do curso é a criação de novos produtos com identidade que seja do próprio artesão e da cultura alagoana", esclareceu. Outra proposta é a profissionalização do artesanato, pra que as produções sejam rentáveis.

Quem já trabalha com artesanato, veio em busca de mais habilidades. Virgínia Lacerda disse que não vai perder a próxima oficina: "é um conhecimento a mais, muito válido", falou. Ela faz laços e crochê. Apesar da agulha da Singeleza ser menor e exigir mais atenção, Virgínia diz ter sido moleza. Para Fabricia Barreto, que também participou, vai além de saber fazer: "eu acho bacana não só pra aprender, mas pra gente entender e valorizar", considerou.

Além dessa atividade, o Ifal realiza uma exposição fixa, com o pessoal do curso técnico do artesanato, também no Espaço Sebrae. É possível conferir as produções até o último de evento. A programação completa da instituição na 9ª Bienal está disponível no site.