Sesc, Sebrae, Sesi e Senac marcaram presença no evento, promovendo tecnologia, literatura e empreendedorismo

Texto e fotos: Pedro Ivon 

A 9ª Bienal Internacional do Livro em Alagoas conta a presença de diversas organizações nacionais. Entre eles, estão algumas que integram o Sistema S, como o Sesc, o Sesi, o Senac e o Sebrae, que trazem atividades variadas para os visitantes do evento. Os estandes dos membros do Sistema S estão espalhados por toda a área da Bienal no Jaraguá, tanto nos locais abertos como dentro de outros espaços.

O Sesi/Senai, localizado ao lado do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), está com uma programação voltada para as ciências e tecnologias, com diversas oficinas e exposições voltadas para a robótica. Além disso, há também um foco na parte empresarial. As atividades têm como público-alvo os jovens e adultos.

As atividades do Sesc estão acontecendo dentro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com atividades para públicos de todas as idades, mantendo um foco na literatura. Apesar disso, a programação do Espaço Sesc em todos os dias da Bienal variam, contendo oficinas de ilustração e narração de histórias.
Com foco na área profissional, o estande do Senac está localizado dentro do Espaço Armazém. Com cerca de 3000 exemplares, os títulos do Senac variam entre as áreas de Gastronomia, Gestão, Moda, Beleza, Saúde, etc. Para quem tiver curiosidade sobre a área profissional que deve seguir, é possível interagir com o game Bússola das Profissões, com perguntas e respostas que acabam direcionando o jogador para a área que tem mais predisposição a atuar.

O Senac também está com a campanha Eu valorizo, que apoia os serviços ofertados pelo Sesc, Senac e pela Confederação Nacional do Comércio.
 
Para os amantes de café

Na tarde deste domingo (3), às 16h, o Sebrae está organizando o Café na Rua, que é uma cafeteria ao ar livre que reunirá os amantes de café para degustar gratuitamente diversos tipos dessa bebida. O evento vai servir como abertura para o Maceió Coffee, que é uma realização de sete cafeterias que abraçaram a ideia. Para mais informações sobre o Maceió Coffee, clique aqui.

A programação do Sebrae nos outros dias da Bienal é voltada para a parte empresarial, com palestras, oficinas e eventos que promovem o empreendedorismo e também a sustentabilidade.
 
O que é o Sistema S?

O Sistema S é um conjunto de organizações que possuem ações voltadas para questões profissionais. Além das mencionadas anteriormente, outras instituições integram o sistema, como o Sescoop, o Sest, o Senat e o Senar.