Atividade contou com a presença de empresários e estudantes das áreas

Texto e fotos: Janyelle Vieira




O artesanato e o design se completam. A apresentação de cases de sucesso de artesãs e designers marcou o painel Intervenção do Design na produção artesanal, com Mônica Horta, Marcela Tenório e Noeme Melo, além da presença de empresários e demais espectadores. A atividade aconteceu no Espaço Sebrae, ao lado da Associação Comercial nesta manhã de terça (5).

Em suas falas, as profissionais destacaram que os produtos artesanais devem carregar a identidade cultural do artesão e ser singular. Enquanto o design, cria caminhos para a comercialização do artesanato. “O design possibilita que o artesanato seja adaptado ao mercado sem perder a essência. O artesão, e artista, também precisa entender o mercado e inserir o design em suas produções para buscar o novo no projeto”, destaca Marcela Tenório.

Para Mônica Horta, os artesãos brasileiros têm valor como criadores, pois imprimem sua identidade. “A potencialidade do Brasil sempre foi enorme e o mundo tem os olhos voltados pra cá. Identidade é diferencial”, ressalta. Ela ainda ressaltou que o design é uma solução eficiente para que o artesanato seja comercializado. “O artesanato não possui valor de mercado, não tem retorno econômico viável, é uma dificuldade. O design facilita. É uma solução eficiente”, finaliza. A palestrante Noeme Melo completa ressaltando que o design possibilita a pesquisa e a melhoria dos produtos.