Lançamento foi durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Ascom Edufal


O professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e neurocirurgião Ronald Cabral de Mendonça lançou, no último sábado (2), durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o livro Vadias Memórias de um Suburbano, que reúne diversas crônicas produzidas ao longo de sua vida. O lançamento foi na Associação Comercial de Maceió, na gôndola da Academia Alagoana de Letras.

“O livro é uma coletânea de artigos que publiquei da Gazeta de Alagoas no meu tempo de cronista, durante uns 20 anos. São crônicas e contos que selecionei e, muitas destas, são pequenas histórias inventadas focando, na maioria das vezes, no bairro do Bebedouro, onde eu nasci e me criei. Existem crônicas também de cunho político em que faço uma crítica ao que estava acontecendo no país na época, então é bem variado”, conta o autor.

Associado da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Ronald Mendonça é formado em Medicina pela Ufal (1971), foi professor de neurologia na Faculdade de Medicina (Famed), é pós-graduado em neurocirurgia e médico do Ministério da Saúde. Mendonça também é membro da Academia Alagoana de Medicina, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Academia Maceioense de Letras.

“Este livro tem 270 páginas, mas é uma leitura fácil porque você pode lê pausadamente e diariamente, crônica por crônica, conto por conto. Crítico, irônico, sarcástico. O livro mescla ficção com realidade e o que ocupa a maior quantidade das páginas são as minhas memórias do Bebedouro”, explica Ronald Mendonça.