Produção comemora ainda os dezoito anos do projeto

Texto: Pedro Vianna
Imagens: Blenda Machado





Na noite desta quinta-feira da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, aconteceu o lançamento do livro Sorriso de Plantão em comemoração aos 18 anos de projeto no prédio do Arquivo Público no bairro do Jaraguá. Produzido pelos autores-colaboradores; Davi Melo, estudante de Terapia Ocupacional e Maria Rosa que é coordenadora do projeto; o livro conta a história da iniciativa que surgiu em 2002 com o intuito de trazer alegria para o ambiente hospitalar.


O livro é dividido com um autor para cada capítulo que está relacionado com um tema específico, dentre eles, a sessão de queimados, Unidade de Terapia Intensiva pediátrica, dentre outros. Davi explica que cada autor ficou com o tema e capítulo que se identificava mais.





Sobre o fato do livro estar sendo lançado na Bienal, o estudante explicou como é importante para o projeto que isso esteja acontecendo. “O lançamento na Bienal está sendo incrível, foi uma colaboração muito boa entre a Uncisal [Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas], Ufal [Universidade Federal de Alagoas] e a Uneal [Universidade Estadual de Alagoas]; as três universidades públicas de Alagoas que propiciaram que esse lançamento acontecesse aqui na bienal. É uma honra enorme estar no evento literário de maior porte de Alagoas”, pontua.

Davi explica ainda como o lançamento do livro vai auxiliar na divulgação do projeto inicial e como pode ajudar a outros estudantes e colaboradores a se inspirar em outras iniciativas. 

“A gente conseguiu juntar tudo isso nesta obra, tanto para divulgar o projeto, como para compartilhar o conhecimento visando que outros grupos possam se basear e fazer um trabalho parecido com o que a gente faz”, explica. “Para o projeto, o lançamento possui uma grande relevância, pois ajuda a divulgar e impulsionar ainda mais a fama do que fazemos. Estamos na estrada há dezoito anos e por isso mesmo esse lançamento nos ajuda a ser cada vez mais reconhecidos”, conclui.